• rogeap@ecowas.int

Comunicado de imprensa: 2º Workshop Regional da Rede de Jornalistas da União Europeia (ROGEAP) para finalizar uma estratégia para os media.

Os 19 pontos focais dos meios de comunicação social dos 19 Estados membros do projeto ROGEAP participam, de 13 a 14 de março de 2024, em Lomé (Togo), no 2º workshop de informação e sensibilização sobre as actividades implementadas no âmbito do ROGEAP pelo Departamento de Infra-estruturas, Energia e Digitalização da Comissão da CEDEAO e do Banco de Desenvolvimento da África Ocidental. A cerimónia de abertura deste seminário foi presidida por Arnaud KOUADIO BA, em representação do Comissário Sédiko DOUKA, responsável pelas Infra-estruturas, Energia e Digitalização da CEDEAO, Hodabalo ASSIH, em representação do Diretor-Geral da Energia do Togo e Abdoulie GASSAMA, Presidente da Rede de Jornalistas do ROGEAP.

Este 2º objetivo do workshop regional é atualizar os conhecimentos dos jornalistas dos pontos focais e dos membros da rede sobre as actividades implementadas pelo projeto desde o seu arranque em março de 2022 até ao seu lançamento regional em outubro de 2023 na Praia, Cabo Verde, pela CEDEAO, na presença do Banco Mundial e de todos os outros intervenientes e parceiros-chave.

Esta reunião regional serve igualmente de fórum de discussão sobre a implementação de uma estratégia para os meios de comunicação social que poderá contribuir para facilitar as relações de trabalho entre a Rede de Jornalistas do ROGEAP e o PFM, Project Fund Manager (estrutura técnica recrutada pela Comissão da CEDEAO para implementar certas componentes do projeto), por um lado, e com o Banco de Desenvolvimento da África Ocidental, por outro. Isto permitirá aos pontos focais jornalistas, no final dos trabalhos, definir melhor as missões e a metodologia de execução das actividades de todos os intervenientes no projeto, com vista a um melhor apoio mediático e a uma maior visibilidade das actividades do ROGEAP nos 19 Estados-Membros.

Recorde-se que o ROGEAP é uma iniciativa regional implementada pela Comissão da CEDEAO e pelo Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD) para aumentar o acesso a serviços de eletricidade sustentáveis nos 15 Estados Membros da CEDEAO e em 4 outros países africanos (Camarões, República Centro-Africana, Mauritânia e Chade) em benefício dos agregados familiares, das empresas e das infra-estruturas públicas comunitárias de saúde e educação, através de uma abordagem regional harmonizada. É financiado pelo Banco Mundial, pelo Fundo para as Tecnologias Limpas (CTF) e pela Cooperação Neerlandesa (DGIS), num montante de 338,7 milhões de dólares.

Para mais informações, contactar: Direction de la Communication, Comissão da CEDEAO Telefone: +234 8025560095 – Email : alungu@ecowas.int Tweetr: @ecowas_cedeao – Facebook: Ecowas-Cedeao –www.ecowas.int Twitter:@ERogeap – Facebook: EcowasRogeap – LinkedIn: ecowas-rogeap-regional-off-grid-electricity-access-project www.ecowas.rogeap.org